A equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos, responsável pela regulamentação da Lei Complementar 268 que instituiu a Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo, visitou na sexta-feira (9), a CNH Industrial do Brasil. A CNH Industrial atua no setor de bens de capital, na produção de equipamentos agrícolas, de construção e de veículos comerciais e energia, com soluções customizadas para seus clientes.
Em Contagem são produzidas máquinas que apresentam as melhores soluções para o segmento de construção. A equipe da Sedecon foi recebida por um grupo da empresa, liderado pelo diretor Industrial da unidade de Contagem, Oder Silva de Paula Junior, e o gestor da área de Relações Institucionais, Alexandre Bernardes. A equipe teve a oportunidade de visitar toda a planta industrial e conhecer os mais recentes projetos de inovação implementados pela empresa.
As principais inovações que estão sendo implementadas são: robôs colaborativos que ajudam a melhorar os processos produtivos industriais; implantação de usina fotovoltaica, com aproveitamento da cobertura da fábrica; filtro passivo de energia, que possibilita a economia do consumo de energia na unidade; sistema de gestão integrada à Indústria 4.0, que colabora para a economia de tempo e a otimização de processos industriais; Programa de Sustentabilidade “Aterro Zero”, desenvolvido pela área de meio ambiente, com a eliminação completa do envio de resíduos para aterros; Sistema de Monitoramento e Captação de água pluvial, que possibilita o aproveitamento da água da chuva e economiza o uso de água tratada, entre outros.
A empresa de Contagem se orgulha de ser a líder em número de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e está atuando no sentido de obter o “Nível Ouro” no World Class Manufacturing/WCM. Além disso, foi reconhecida entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil e a mais inovadora do setor, pelo prêmio Valor Inovação, do jornal Valor Econômico.
Outras inovações importantes também apresentadas durante a visita, estão relacionadas ao desenvolvimento de equipamentos, já em fase de testes, que permite a pessoa com deficiência operar, de forma autônoma, equipamentos agrícolas e de construção. Em vista do grande alcance social, a empresa está buscando alternativas junto ao setor público para redução da carga tributária para esse tipo de equipamento. Foi apresentado também, um conceito de retroescavadeira wireless, onde grande parte dos cabos elétricos e de comando foram eliminados, para que a máquina passe a ser operada por controle remoto. Uma visão importante de mercado, de grande valia, é que a fase de testes para veículos autônomos no campo oferece menos risco do que em regiões urbanas, ajudando na fase dos testes operacionais.
De acordo com Óder de Paula, responsável pela planta industrial de Contagem e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecon), a implantação da Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo e do Sistema de Inovação irá facilitar a implementação de novos projetos de inovação e a interação entre a empresa, com outras empresas, com as universidades, escolas profissionalizantes e o setor público, criando, de fato, um ecossistema de inovação no município de Contagem, que poderá aumentar de forma significativa a capacidade de inovar de todos os seus participantes.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, o nível e a maturidade observados nos setores empresarial e educacional de Contagem, em relação à área de inovação, é uma garantia inequívoca de que a implantação da Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo se traduzirá rapidamente em desenvolvimento econômico e social para o município de Contagem.